quinta-feira, 31 de março de 2011

Viagens sonoras



Pôr do sol em campinas.

Trocadalho do carilho.
Que me desculpem as bandas que gostam de fazer isso.
Pra fazer trocadilhos tem que ser muito bom.
Principalmente trocadilhos culturais, onde trocam nomes de músicos por obras da literatura, ou teatro com pintura.
Nem todo mundo consegue fazer isso majestosamente.
Tem que ter uma bagagem cultural muito foda.
São os livros que você leu, são as músicas que você ouviu, são os filmes e peças que você assistiu.
A música popular brasileira vive dias difícieis.
Onde tudo que é muito bom, está sendo feito por alguns artistas a 10, 20, 30 anos.
Claro que isso é uma opinião polêmica, pois temos muitos bons cantores hoje em dia por aí.
Mas um conjunto com qualidade musical profunda, com músicos formados em música, com experiência auditiva aguçada, com uma proposta musical inovadora não tá fácil.
Mas quem sou eu pra discutir sobre música popular brasileira né?

Eu amo rock'n roll e sempre gostei de levantar a bandeira dos riffs pesados de guitarra, de baterias envenenadas e dos baixos ensurdecedores.

Mas eu tenho mãe e desde muito pequena que escutava em casa os discos do Roberto Carlos, Djavan, Caetano Veloso, Simone, Fagner, Maria Betânia, Roupa Nova, Elba Ramalho, Alceu Valença, Marina Lima, Tim Maia, Milton Nascimento, Chico Buarque, uma parte significativa da música popular brasileira. Sem contar com todos os grandes músicos românticos que eu via meu pai ouvir, como Altemar Dutra e Nelson Gonçalves.
E na minha adolescência ouvia Chico Sciense e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Otto, Eddie, Arnaldo Antunes, Tom Zé e tantas outras bandas igualmente fodas.

Mas quem sou eu? Que formação musical eu tenho? Qual instrumento eu sei tocar?
Nenhum.
Não sei, mas felizmente Deus me deu uma coisa maravilhosa, que é uma audição extraordinária, onde observo, sinto e percebo os sons de uma maneira muito peculiar.
Eu sou realmente abençoada.
Quem me conhece sabe desses meus ouvidos turbeculosos.

E viva a boa música.
E que surjam novas bandas de qualidade e novas viagens sonoras.
Sei que algumas coisas estão rolando...
Uma delas é uma banda chamada Rua.
Entrem no myspace e escutem.
www.myspace.com/rua

Nenhum comentário: