segunda-feira, 16 de maio de 2011

Não somos especiais

A maior parte das pessoas relaxa a cabeça quando chega a noite.
As vezes tenho a sensação de que não consigo relaxar, ou muitas vezes, que justamente pelo fato de relaxar a minha mente, as ideias fluem com naturalidade e por isso, tenho dificuldades pra dormir.
Não sou especial por isso.
Muitas pessoas têm problemas pra dormir.
Muitas pessoas têm vários tipos de problemas e nem por isso são especiais.
Algumas tem chulé, outras artrite, outras caspa, outras coçeiras no corpo, outras dores de cabeça, outras gastrite, outras asma, outras como eu tem esses dois últimos juntos e ainda assim fumam. Outras têm câncer, outras sofrem de lúpus e por aí vai.

Cada um sabe do peso que carrega.
E só cada um pode medir o quanto pesa.

Vivemos querendo ser especiais como se isso fosse quase uma doença.
Somos apenas seres que estão no mundo, assim como os cavalos, os cachorros, os gatos, as vacas, os bois, os mosquitos, as plantas.
Todo mundo se sente solitário, carente, feliz, satisfeito, enjoado, estressado, apaixonado, sem paciência, com fome, com frio, com sede, relaxado, alegre e isso não faz nenhum de nós melhor ou pior.
Todos nós, de alguma maneira, temos contato com todos os tipos de emoções, seja direta ou indiretamente.
Algumas vezes ficamos terrivelmente abalados e outras vezes sequer percebemos que determinada coisa aconteceu.
Já somos 7 bilhões de pessoas vivendo na terra.
Número incrível não é?
Claro que cada pessoa é especial e tem uma diferente história de vida pra contar.
But is not a big deal.
Somos diferentes sim, mas somos feitos da mesma matéria e sentimos as mesmas emoções. Seja aqui no Brasil ou no Japão.

Temos o hábito de querer ser notado, de alguma maneira.
Mudamos o corte ou pintamos o cabelo, compramos roupas novas, viajamos, vamos em restaurantes e bares, procuramos nos destacar em alguma atividade profissional, malhamos, fazemos dieta, wherever fucking thing.
Algumas pessoas têm mãe e pai, outras não têm. Alguns têm muitos irmãos, outras nenhum. Algumas pessoas são bonitas, outras nem um pouco. Algumas são inteligentes outras burras. Algumas vivem muito, outras não. Algumas são intensas, outras superficiais. E assim é a vida.
Não somos especiais, mas também não somos qualquer lixo de rua.
Somos únicos, mas somos todos iguais.
Feitos da mesma matéria e das mesmas emoções.
Tem gente que pensa nisso, tem gente que não.
Tem gente que vive uma vida inteira sem procurar respostas e é feliz.
Tem gente que vive uma vida inteira na ignorância.
Tem gente que acorda, vive um pouco e volta a durmir.
Tem gente, como eu, que não desliga da tomada nunca e que de vez em quando toma alguns choques.
Tem gente que apenas sobrevive.
E eu acho massa essas pessoas que parecem viver muito bem. Sempre com um sorriso no rosto e uma cara de tranquilidade.

Não sou especial.
Muitas vezes tenho a impressão de que escuto demais, que tenho uma audição realmente diferenciada. Mas talvez o que ocorre comigo, e que com certeza ocorre com outras pessoas, é que vim pra esse mundo pra ouvir.
Minha contribuição pra esse mundo talvez seja essa, ouvir.
Ouvir os sons que a matéria pode produzir, sejam eles coerentes ou não.
Eu gosto de ouvir o som da chuva caindo, o barulho do mar, o silêncio da madrugada, músicas, muitas músicas.
Minhas formas de expressões mais fortes são pintar e escrever. Nada relacionado a fala, apesar de falar demais, as vezes.

Quando criança e depois adolescente, não tinha dificuldades para dormir.
Hoje em dia, o simples barulho de um tic tac de relógio não me deixa dormir.
Ou ainda a respiração de alguém.
Últimamente tenho ouvido um pouco de música quando me deito, pra relaxar um pouco.
O álbum é o "five lieves left" do nick drake.
Mas dificilmente durmo com o som ligado.
Quando sinto que estou relaxada e que o sono está vindo, eu desligo o ipod e durmo em alguns minutos.
Muitas noites isso costuma funcionar, mas em outras não tem nick drake certo.
Algumas noites, como essa, escrevo e tento "limpar" minha mente de todos os pensamentos.
Durante um bom tempo eu fiz meditação e nessa época eu durmia melhor.
Tudo é uma questão de concentração.
E eu preciso me concentrar no meu sono e nada mais.

Boa noite.

4 comentários:

Ezequias de Souza Corrrêa disse...

coloquei no buscador do google algo semelhante ao titulo do seu texto, li o seu texto e gostei, não muito, mas gostei. Encontrei muito de mim na sua fala. de uns tempos pra cá parei com essa bobagem de me achar especial, acho isso muito auto-ajuda e, principalmente não funciona mais comigo, tambem tenho dificuladades em dormir e pareço esta ligado 24 horas na tomada e tambem por isso ás vezes levo choque. parabens pelo seu texto e acho que você tem futuro, enqunto escritora. uma vez mais parabens...

inquietaçãopura disse...

Muito obrigada Ezequias. Nunca tive pretensões com o blog. Comecei a escrever aqui como uma forma de desabafo (e dá pra perceber um pouco disso pelos meus textos, quase sempre muito pessoais). E escrevo por necessidade...para me expressar...para de alguma forma, externar o que sinto. Fico feliz que meu texto tenha tocado você. O bacana disso tudo é nós podermos perceber que todas as pessoas, de uma maneira ou de outra, passam por coisas muito parecidas. E que por isso que digo que não somos especiais. Um beijo e até breve.

inquietaçãopura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
inquietaçãopura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.