terça-feira, 5 de abril de 2011

17 anos sem Kurt Cobain


Hoje faz exatamente 17 anos que Kurt Cobain morreu.

Impressionada como nenhum dos "grandes sites" de notícias sequer mencionou o nome dele. Eu sei que ele não é brasileiro e nem fez nada para o nosso país, mas ele foi simplesmente "o cara" do grunge. Com todas as suas maluquices, doideras e esquisitices ele marcou uma época do rock'n roll....

Sei que pra muitos aqui ele não representa nada, mas pra mim representa e muito.

Quando comecei a ouvir Nirvana eu não sabia que Kurt Cobain já estava morto.
Isso foi no ano de 1998. Felizmente eu entrei no rock'n roll através do Nirvana.
Lembro que fiquei completamente alucinada com o som da banda e totalmente apaixonada por Kurt Cobain. Ele é a representação do meu "tipo".
Loiro, guitarrista, esquisito, inquieto, intenso.
Logo que comecei a ouvir Nirvana fiquei como uma louca indo em todas as bancas de revistas comprar qualquer coisa relacionada a eles. Revistinhas com fotos, com cifras (apesar de até hoje não tocar nada, quando fiz aula de violão era Nirvana que eu tentava aprender), revistas com a história da banda.

Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington no dia 20 de fevereiro de 1967.
Ainda criança já demosntrava seus dotes artísticos através de desenhos.
Aos dois anos já cantava e aos quatro já começou a tocar piano.
A vida de Kurt Cobain foi tranquila até os 8 anos, quando os pais dele se separaram.
O que tem demais em pais separados? Nada demais.
Mas pra um artista tudo é visto com mais profundidade, com mais intensidade e exagero. Esse fato marcou a vida de Kurt profundamente e tudo passou a ser mais drástico dalí em diante.

A partir da separação, os pais de Kurt começaram a se envolver com outras pessoas e ele naturalmente foi ficando mais introspectivo. Virou devoto de uma igreja cristã, a qual ia com frequência e foi dalí que alguns dos seus discursos surgiram.
O nome Nirvana, por exemplo, foi tirado do conceito budista.
Após alguns períodos conturbados da vida de Kurt, ora morando com o pai, ora com a mãe, ele fica perambulando pela casa de amigos e até chega a morar embaixo de uma ponte, que anos depois serviria de inspiração para criar a música "something in the way".

Aos 14 anos ganhou sua primeira guitarra.

Aos poucos foi começando a escrever suas próprias músicas e foi nessa época que ele conheceu Krist Novoselic.
O primeiro baterista a fazer algo substancial com eles, foi Chad Channing, que gravou o álbum Bleach, lançando pela Sub Pop Records em 1989.
Kurt era muito perfeccionista e não achava que Chad tinha o estilo que o Nirvana queria, então entre uns e outros eles encontraram Dave Grohl. Com quem eles viriam a gravar a obra prima "Nervermind" em 1991 e que ficaria como baterista até o final da banda.

A vida de Kurt foi marcada por diversas loucuras e excessos. Ele sofreu de muitas dores no estômago, durantes anos, o que o levou a ficar viciado em remédio pra dor.
Viveu um relacionamento conturbado, mas apaixonado, com Courtney Love e até teve uma filha com ela, Frances Bean Cobain.
Foi viciado em heroína e remédios como Rohypnol.
Suicidou-se, tudo indica, no dia 05/04/1994, e foi encontrado em seu apartamento em Seattle por um eletricista, no dia 08/04/1994.
Deixou uma carta suicida, endereçada a "Boddah", que dizem, era seu amigo imaginário.
Não era um músico excepcional, mas tinha um carisma que poucos caras do rock tínham. Era cativante, sincero, melancólico.

O Nirvana lançou apenas três álbuns de estúdio, Bleach, Nevermind e In Utero acompanhados de dois EPs, Blew e Hormoaning. Após a morte de Cobain, o Nirvana lançou três álbuns ao vivo, sendo um acústico, o MTV Unplugged in New York. A banda lançou várias coletâneas e box sets como Incesticide, Nirvana, With the Lights Out, entre outras. O último lançamento póstumo do Nirvana foi uma coletânea chamada Icon.

A banda possui vinte e um singles, com os singles de maior sucesso sendo "Love Buzz", "About a Girl", "Smells Like Teen Spirit", que foi a canção de maior sucesso da história da banda, "Come as You Are", "Lithium", "In Bloom", "Heart-Shaped Box", "All Apologies/Rape Me", "Pennyroyal Tea" e "You Know You're Right", que foi lançado após a morte de Cobain.


Que pena que você não está mais aqui Kurt.
Mas eu sei que onde você estiver, tá bom pra caralho!

6 comentários:

Raafa disse...

KURT COBAIN MAIS Q UMA PESSOA UM GENIO Q A MUSICA TEVE E INFELIZMENTE MORREU MTO ANTES DO ESPERADO MAIS ONDE QUÉ Q ESTEJA ELE SEMPRE VAI C O NOSSO LOIRO GUITARRISTA E SENTIMENTALISTA LOKO Q AMAMOS MUITO!!!! KURT COBAIN OBRIGADA POR TER FEITO O NIRVANA E POR TER SIDO VC VLW MUITO!♥

batera mathew disse...

valeu kurt............... ouço seu som todos os dias ...sempre esta na minha mente as musicas...

vc vez parte de minha infancia e faz parte ate hj de minha vida... sei que não se matou ...sei que vc não queria isso pois gostava de mais de sua filha.....

mas a vida continua pra nos...e sempre estarei ouvindo suas cançoes.....

kurt 4ever ,,,,

Anônimo disse...

Rafa vc assim como nós
sentimos muita falta de um estilo
onde o Nirvana consolidou-se ,
o Rock deve muito ha ele.
viva ao Nirvana

Christine F. disse...

mesmo sendo aqueles locos,nunca vou deixar de ouvir NIRVANA,NUNCA!!!!!!!!!!OK!

Unknown disse...

Nirvana estará para sempre no meu coração .Nunca será substituida , pois nada se compara a Kurt .Nirvana será para sempre minha banda favorita.Acabada ou nao ,isso não importa,escuto o som deles todo dia.Comecei a gostar de rock em 2011,tinha 11 anos e desde então,só escuto Nirvana pois meu pai me apresentou seu disco Nevermind,apaixonei!
Nirvana,para sempre no meu <3
TE AMO KURT--DESCANSE EM PAZ

inquietaçãopura disse...

Kurt Cobain para sempre nos nossos corações!!!